domingo, 25 de setembro de 2011

Imagine um mundo sem peixes – filme O Fim da Linha estréia em Porto Alegre

Na noite da última segunda-feira, dia 19, um público que praticamente lotou a sala do Cinebancários de Porto Alegre assistiu a primeira exibição brasileira do filme O Fim da Linha – Imagine um Mundo Sem Peixes. O evento teve entrada franca e foi possível graças o apoio do Instituto Sea Shepherd Brasil, da ONG Goodscreenings e Channel 4 Britdoc Foundation.
O Fim da Linha é um filme que aborda um dos problemas mais preocupantes da atualidade – a pesca comercial mundial fora de controle. Os avanços na tecnologia pesqueira são uma das causas para o colapso da vida nos mares, previsto para acontecer em apenas 40 anos. O filme denuncia os verdadeiros culpados: governos submissos a grandes empresas pesqueiras focadas no lucro imediato, irresponsável e criminoso. O filme serve também como uma plataforma para uma campanha contra a pesca comercial predatória, ao fomento à criação de áreas marinhas protegidas e à discussão por uma nova ética na relação da sociedade com os mares.
Após o filme, a ONG GAE, Grupo pela Abolição do Especismo, representada por João Carneiro, falou sobre as questões vanguardistas do ambientalismo mundial, como a necessidade da atribuição de direitos aos seres vivos como indivíduos, e explicou como as nossas escolhas alimentares, baseadas na exploração animal, são a raiz para grande parte da crise ambiental que vivemos. O diretor da ONG Instituto Justiça Ambiental, Cristiano Pacheco, também esteve presente e comentou sobre a dificuldade de conseguir informações sobre o tipo de espécies de tubarões que são comercializadas por grandes redes como Walmart e Carrefour. Por último, tivemos uma perspectiva do ativista da Sea Shepherd Conservation Society e veterano da “guerra das baleias” na Antártida, Gunter Filho.
O Instituto Sea Shepherd Brasil aproveitou o evento para dar início à segunda etapa da Campanha em Defesa dos Tubarões, cujo engajamento da sociedade civil é indispensável porque busca mapear farmácias, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos do varejo que vendem produtos derivados de tubarão. A Sea Shepherd busca o envolvimento do público como agentes de fiscalização para promover junto a estabelecimentos em seus bairros um boicote de produtos derivados de tubarões.
Florianópolis será a próxima cidade a apresentar o filme O Fim da Linha, no dia 23 de setembro, na UFSC. Exibições em RN, SP, RJ, MG e PR serão divulgadas em breve.
Seja um Guardião do Mar, patrocine e organize a exibição deste filme em sua cidade. Entre em contato diretamente pelo correio eletrônico danielvairo@seashepherd.org.br e coloque no assunto da sua mensagem “O Fim da Linha”, sua cidade e seu estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário