terça-feira, 3 de abril de 2012

Fungo que come plástico para limpar aterros sanitários

É impressionante a capacidade da mãe natureza de sempre buscar uma solução para os desequilíbrios, muitas vezes causados pelos seres humanos. Concentrando boa parte de toda a sua biodiversidade da região amazônica, é lá que ela guarda a maior parte de suas soluções.
Foi descoberto lá, por alunos de uma universidade norte-americana, um fungo que se alimenta de plástico e pode se apresentar com uma alternativa parta o problema dos lixões e aterros sanitários.

A expedição pelas selvas equatorianas liderada pelo professor Scott Strobel, do laboratório de bioquímica molecular de Yale, tinha como objetivo dar a oportunidade de os alunos exercitarem a investigação científica com abrangência e criatividade. E a expedição se mostrou muito mais produtiva do que se imaginava inicialmente.
O grupo descobriu um fungo com um apetite peculiar por poliuretano, que é a matéria prima base para diversos produtos, como sapatos, mangueiras, pneus e diversos outros produtos.
Além disso, o fungo Pestalotiopsis Microspora consegue sobreviver à base da “iguaria” em um ambiente hostil sem oxigênio, sendo ideal para as condições dos lixões e aterros sanitários.
O plástico é um dos elementos que mais demora para sumir na natureza, levando até séculos para completar o seu ciclo. A descoberta assinada pelo estudante Pria Anand foi publicada em edição do Applied and Environmental Microbiology e mostra que a natureza está lutando permanentemente para se preparar para os novos cenários.
Ela tarda, mas não falha. Nós é que precisamos parar de falhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário