sábado, 11 de junho de 2011

Fungo mortal já dizimou 200 espécies de sapos e rãs no Panamá

Um fungo mortal ameaça a biodiversidade nas selvas ao leste do Panamá, afirmam cientistas das ONG Conservação Internacional. Segundo os pesquisadores, um fungo chamado chytrid (que contém a bactéria Batrachochytrium dendrobatidis, ou BD) já dizimou aproximadamente 200 espécies de sapos e rãs.

A bactéria provocaria uma doença chamada quitridiomicose em alguns anfíbios. Essa infecção na pele interfere nas funções vitais como hidratação, controle da temperatura corporal, respiração, até matar por parada cardíaca.

Os cientistas ainda não sabem a origem da bactéria, que foi descrita em 1998 e posteriormente se espalhou pelo resto do mundo. Mas há teorias de que o fungo tenha chegado ao Panamá por uma espécie de rã originária do México. Ela pode ter sido trazida pelo homem, entretanto, existem investigações a respeito.

Técnicos do zoológico de Houston, além de pesquisadores do Panamá tentam proteger as espécies sobreviventes com reprodução em cativeiro. Exemplares que ainda não foram contaminados pelo fungo mortal foram retirados de uma região chamada Cerro Sapo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário