segunda-feira, 13 de junho de 2011

Produção de cimento aproveita cada vez mais pneus inservíveis

O presidente da Votorantin Cimentos, Walter Schalka, anunciou que a companhia vai investir R$ 1,7 bilhão na produção de cimento. A medida, além de acompanhar o crescimento do setor de Construção Civil no Brasil, deverá elevar a reutilização de pneus inservíveis como combustível alternativo nesse processo, com reaproveitamento total da borracha.

A reutilização de co-produtos como garrafas pet, embalagens, pneus e entulhos está se tornando cada vez mais comum nas empresas ligadas à Construção Civil. A eliminação ambientalmente correta destes resíduos se fortaleceu com o empenho do setor em incorporá-los em seus processos produtivos. A Votorantim, por exemplo, utiliza pneus usados como combustível alternativo nos fornos de cimento desde 2005, período em que foi investido cerca de R$ 1 milhão nesta tecnologia. }

O co-processamento, como é chamada a queima de pneus, substitui a utilização do coque de petróleo e do carvão, diminuindo a dependência da indústria em relação aos combustíveis fósseis e preservando recursos naturais não-renováveis. Os resíduos da queima de pneus, antes destinados aos aterros sanitários, agora são completamente absorvidos pelo cimento, reduzindo impactos ambientais.

Respeito à APP

Uma construção irregular de um condomínio em Angra dos Reis foi demolida nesta sexta-feira 25 pelos proprietários, por determinação do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ). A construção, um estande de vendas com 40 metros quadrados, foi erguida sobre o costão rochoso – área de preservação permanente -, o que contraria a legislação ambiental. A região está incluída na Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios.

O flagrante da obra irregular foi feito no dia 23, em uma das operações integradas que estão acontecendo na região, envolvendo órgãos ambientais estaduais e federais e com apoio da Polícia Federal.

Boa intenção

O presidente Lula promulgou o Decreto de 21 de julho de 2008, publicado no Diário Oficial da União n° 139, de 22 de julho de 2008, no qual cria, na estrutura organizacional do Ministério do Meio Ambiente, a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), órgão de natureza deliberativa e consultiva.

Baía de Todos os Santos

Considerada uma das maiores baías do Brasil e do mundo com aproximadamente 927km2 e extensão costeira de 184 km, a Baía de Todos os Santos possui 56 ilhas de diversos tamanhos, e encanta a todos tanto pela sua beleza quanto pela riqueza histórica e cultural, em um cenário povoado de igrejas, fortalezas e belas praias.

A região recebe águas doces de inúmeros rios e riachos e acolhe 13 municípios em seu entorno: Vera Cruz, Jaguaripe, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragojipe, São Felix, Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Madre de Deus, Candeias e Itaparica, hoje intitulado como a Capital da Baía de Todos os Santos.

Para mostrar e debater o que vem sendo feito por esse patrimônio, acontece nessa quinta-feira, das 9h às 13h, evento com o tema “a Baía de Todos os Santos é a Bahia de Todos Nós”, dentro da programação das “Quintas Ambientais”, promovidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) da Bahia e onde serão realizados os debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário