sábado, 19 de novembro de 2011

Greenpeace lança nova edição do guia dos eletrônicos verdes

O Greenpeace lançou neste mês mais uma versão do “Guia dos Eletrônicos Verdes”, um ranking que avalia o desempenho ambiental das principais empresas de tecnologia do mundo. Apesar da espera de mais de um ano por uma nova edição, o público foi recompensado com um relatório mais rigoroso, com novos critérios de avaliação.
Dividido em três grandes temas – “Energia & Clima”, “Produtos mais verdes” e “Operações Sustentáveis”, o Guia tem como objetivo verificar se as metas ambientais prometidas pelas empresas estão de fato sendo cumpridas. Essas metas estão relacionadas com a redução de emissões de carbono, a retirada de produtos tóxicos dos aparelhos, o uso de energia limpa na produção, o ciclo de vida dos componentes e as práticas de reciclagem adotadas, entre outras.
A 17ª edição avaliou os esforços de 15 marcas. As companhias que tiveram o pior desempenho, com pontuação abaixo de 3 (de um total de 10), foram Lenovo, Panasonic, Sony, Sharp, Acer, LG Eletronics, Toshiba e a RIM (Blackberry), a pior de todas.
A HP foi considerada a empresa mais verde, com 5,9 pontos. Comparado com o último resultado, do ano passado, a HP melhorou três posições, enquanto a Nokia, que liderava o ranking desde 2008, agora está em terceiro lugar. “HP e Dell são as únicas empresas no guia que efetivamente excluíram fornecedores de papel ligados a práticas ilegais de desmatamento. Junto com a Apple, a HP é uma empresa que fica na frente por suas políticas e práticas com minerais”, diz o Guia.
A Apple, fornecedora da Greenstore  de produtos com as maiores características sustentáveis, ganhou destaque por sair da nona posição e ocupar agora o quarto lugar do ranking. Esse grande salto é resultado de melhorias em seus equipamentos e também no empenho em dar destinação correta aos aparelhos que ela produz. Segundo o Greenpeace, a empresa mantém ou participa de programas de reciclagem em 95% dos países onde seus produtos são vendidos. Nos Estados Unidos, quem retorna um aparelho da marca em boas condições para ser usado por outros ganha um cupom promocional que dá desconto na compra de um novo produto da Apple.
Em entrevista ao Guardian, o ativista do Greenpeace, Tom Dowdall , defende que apesar dos resultados “todas as empresas que integram o ranking têm a oportunidade de demonstrar uma maior liderança em reduzir o seu impacto ambiental”. E quem ganha com isso somos nós, consumidores, que temos ao nosso alcance uma ferramenta indispensável para ajudar a escolher com consciência, produtos de empresas que apostam em responsabilidade ambiental!

Um comentário: