sábado, 19 de novembro de 2011

Parceria Brasil-Alemanha faz motor a gas de esgoto

Muito em breve, a inovação em combustíveis alternativos virá com tudo para o Brasil. Segundo matéria publicada no G1, um projeto-piloto transforma o gás liberado no processo de tratamento de esgoto em combustível para automóveis com o objetivo de diminuir o consumo de petróleo e reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, mas poderá ser usado para alimentar geradores de energia elétrica, substituindo os que são alimentados com diesel, por exemplo.
Graças a um convênio entre instituições públicas do Brasil e Alemanha, o investimento  do motor a gás de esgoto, estimado em R$ 6 milhões, poderá ser implantado pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) na cidade de Franca, no interior da cidade de São Paulo.

A técnica de transformação do biogás de esgoto em combustível já ocorre em outras cidades do mundo e na Alemanha já existe há 15 anos, direcionando o biogás para a produção de energia elétrica, o que será diferente aqui no Brasil.
Uma frota de 49 veículos será abastecida com o novo combustível proveniente do gás de esgoto e que será responsável por uma economia de 1.800 litros de gasolina por dia e redução nas emissões de CO2, sem falar que a substituição representará uma economia de 10% do consumo atual de gasolina e álcool. Anualmente, haverá a redução de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de dióxido de carbono com o reaproveitamento do gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário