sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Energia éolica mais barata que gas natural em 2016

Um relatório divulgado pela Bloomberg New Energy Finance afirma que o preço da energia eólica vai cair cerca de 12% nos próximos cinco anos. No Brasil, já há energia eólica mais barata que de termelétricas. Em alguns lugares, a energia eólica já está tão barata quanto o gás natural, mas no geral continua cara na maior parte do mundo. Não por muito tempo.
A notícia é um ótimo incentivo para os defensores do uso de energia renovável e limpa. Devemos a queda desses custos de instalação e funcionamento principalmente às melhorias na tecnologia, que aumentaram a capacidade de produção, com turbinas mais eficientes e aerodinâmicas.

Uma coisa é certa: tanto a energia eólica quanto a energia solar precisam de grandes investimentos iniciais para sobreviver. Precisamos de políticas agressivas para implantação de parques eólicos e painéis solares em telhados, por exemplo. E precisamos também de um preço sobre o carbono e benefícios fiscais mais consistentes para a energia renovável.
Quanto mais fontes de energia limpa, mais eficiente vão se tornar as cadeias de abastecimento e infraestrutura (física e política). Só com comprometimento e planejamento poderemos garantir o futuro da energia eólica mais barata para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário