sexta-feira, 29 de julho de 2011

Caçadores de tubarão são presos dentro da Reserva Marinha de Galápagos

Um dos maiores casos de caça ilegal de tubarões na história do Parque Nacional de Galápagos está em curso na província equatoriana. Os guardas florestais do Parque e um navio da Marinha equatoriana apreenderam o navio de pesca industrial de espinhel de Manta, no Equador, e cerca de 30 pescadores. No momento da captura, o navio de pesca estava pescando há 20 milhas marítimas dentro da área designada da Reserva Marinha de Galápagos, a sudeste da Ilha Genovesa.

Após a inspeção, ficou claro que o navio estava usando espinhel para pescar tubarões comercialmente, o que é ilegal na Reserva Marinha de Galápagos. Além disso, descobriu-se que este navio estava envolvido em um massacre em massa de tubarões. O navio detido estava cheio de tubarões, 357 no total. A lista incluiu a morte confirmada de 286 tubarões-raposa, 22 tubarões-azuis, 40 tubarões de Galápagos, 6 tubarões-martelo, 2 tubarões-tigre e 1 tubarão-mako.
O Parque Nacional de Galápagos abriu um processo administrativo contra a embarcação, seu proprietário, e a tripulação. Simultaneamente, a nova promotoria ambiental para Galápagos iniciou um processo penal, a fim de obter penas máximas para as pessoas envolvidas neste crime ambiental grave.

A Sea Shepherd Galápagos irá acompanhar de perto este caso, quando for a julgamento. O impacto sobre o frágil ecossistema de Galápagos é devastador, e uma mensagem precisa ser enviada de que tais atividades altamente ilegais terão graves conseqüências.

A Sea Shepherd Galápagos está implementando o Sistema de Identificação Automática, que vai melhorar ainda mais a capacidade de monitoração de navios para o Parque, fazendo com que a pesca ilegal fique cada vez mais difícil dentro das águas protegidas da Reserva Marinha de Galápagos.

A Sea Shepherd tem trabalhado em estreita colaboração com o Parque Nacional de Galápagos desde o ano de 2000, e com a Polícia Nacional equatoriana desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário