segunda-feira, 4 de julho de 2011

SELO CERTIFIED HUMANE, DE BEM ESTAR ANIMAL,


Com mais de 65 empresas representando centenas de fazendas e 20 milhões de animais certificados (diversas espécies) 1,5 bilhão de ovos além de 13 restaurantes no seu programa de reconhecimento, o selo de certificação de bem estar animal CERTIFIED HUMANE, sob responsabilidade da HFAC- Humane Farm Animal Care foi reconhecido como categoria “ouro” em comparação realizada entre 5 referenciais similares, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi realizada pelo Centro de Agroecologia e Sistemas de Alimentação Sustentável da Universidade da Califórnia, com 1.000 consumidores e 5 grupos focados.
Mais de 30 % das pessoas consultadas declarou sua preferência pelos produtos certificados portadores do selo Certified Humane.
Classificação de referenciais (normas para eco-produtos)
Certified Humane 30.5%
Locally Grown 22.0%
Living Wage 16.5%
US Grown 5.9%
Small Scale 5.2%
Fonte: Comunicado do Centro de Pesquisa, Universidade da California)
A ECOCERT BRASIL, através de acordo firmado com a HFAC oferece aos produtores brasileiros a possibilidade de certificação de seus animais e produtos de origem animal para uso do selo CERTIFIED HUMANE BRASIL.
Padrões para suínos, frangos de corte, poedeiras, perus, ovelhas, bovinos de leite e bovinos de corte e cabras de leite e carne estão disponíveis para os criadores e empresas interessadas.
Para maiores informações queira, por favor, clicar “ Bem Estar Animal” e/ou manter contato conosco : 48-32328033ecocert@ecocert.com.br.
O uso de transporte e manejo adequados para redução do estresse e sofrimento dos animais e a adoção de dieta satisfatória, apropriada e segura em suas diversas fases de vida são algumas das orientações da Instrução Normativa nº 56, publicada na sexta-feira (7), no Diário Oficial da União. Ela representa mais um marco legal do setor e traz recomendações gerais de boas práticas para o bem-estar animal.
A ECOCERT BRASIL coloca a disposição dos criadores e empresas brasileiras a possibilidade de certificação dos seus animais e produtos animais através do programa CERTIFIED HUMANE BRASIL, fruto de acordo com a HFAC-Humane Farm Animal Care, dos Estados Unidos.
Os padrões para a certificação têm como base as diretrizes da ROYAL SOCIETY FOR PREVENTION OF CRUELTY TO ANIMALS (RSPCA), da Inglaterra e atendem também os principais requisitos europeus para o setor.
Para acessar os textos completos dos padrões disponíveis clicar, por favor, no botão Bem Estar Animal e fazer o download.
RESTAURANTES NOS USA APOIAM O SELO CERTIFIED HUMANE DE BEM ESTAR ANIMAL
O selo Certified Humane garante aos consumidores norte americanos que carne bovina, suína ou de aves, ovos ou produtos lácteos são produzidos de acordo com as normas HFAC de bem estar animal. Os animais devem receber uma dieta nutritiva, sem hormônios ou antibióticos e devem dispor de refúgio, descanso e espaço suficiente para manifestação do comportamento natural. Desde a criação do programa HFAC em maio de 2003, mais de 65 empresas, que representam centenas de explorações agrícolas e milhares de animais, foram certificadas naquele país.

Além da certificação dos produtores, um programa de reconhecimento de restaurantes foi desenvolvido, para restaurantes e chefs que apoiam os objetivos da Humane Farm Animal Care, utilizam e oferecem de forma permanente, produtos que portam o selo Certified Humane.

Atualmente 16 restaurantes são reconhecidos na Califórnia, Nova Iorque, Carolina do Sul, Virgínia, Virgínia Oeste, Havaí.
O selo Certified Humane Brasil é atribuído pela ECOCERT BRASIL aos produtores brasileiros que atendem os requisitos da norma HFAC. Para isso um acordo foi firmado entre as duas entidades e inspetores brasileiros foram treinados nos Estados Unidos.
Padrões adaptados a realidade brasileira estão disponíveis para: bovinos de corte, bovinos de leite, galinhas poedeiras, frangos de corte, ovelhas, perus e suínos.
A ECOCERT BRASIL coloca igualmente a disposição dos restaurantes brasileiros um programa de reconhecimento, destinado aos estabelecimentos e chefs que apoiam o bem estar dos animais e colocam a disposição de seus clientes produtos que portam o selo Certified Humane Brasil.
Essa ação dos restaurantes e chefs é considerada como um apoio aos produtores e ao programa de certificação em bem estar animal. Por essa razão o reconhecimento dos restaurantes não tem custo a não ser as despesas de deslocamento, tempo de viagem e da eventual estadia do inspetor responsável pela verificação do atendimento dos requisitos do programa.
Para maiores informações queira por favor contatar a ECOCERT BRASIL:
tel:(55)48-32328033 e.mail: ecocert@ecocert.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário