domingo, 10 de julho de 2011

O Japão irá se render ou intensificará a Guerra das Baleias no Oceano Antártico?

Sea shepherd

A frota baleeira japonesa retornará para o Oceano Antártico? A lógica, a lei, e a praticidade sugerem que não. No entanto, quando se trata de caça às baleias, o governo japonês não age de maneira prática, legal e racional, e assim o futuro da caça às baleias no Oceano Antártico é imprevisível nesta fase.

Esta semana, houve uma sugestão de que o Japão, mais uma vez, jogará a razão ao vento, com o relatório do governo japonês procurando enviar um navio de patrulha japonesa da Guarda Costeira ao Oceano Antártico para defender a frota baleeira japonesa da Sea Shepherd Conservation Society. A agência de notícias japonesa Kyodo relatou que o Ministério da Pesca do Japão pediu à Guarda Costeira para enviar um barco para proteger a frota baleeira durante a próxima temporada de caça. Mas a Guarda Costeira japonesa está sendo mais prática do que o Ministério das Pescas tem relatado, pois eles são relutantes em participar, citando que não têm base legal para fazê-lo.

Se a frota baleeira japonesa retornar para o Santuário de Baleias do Oceano Antártico estarão aumentando a sua dívida com mais subsídios do governo japonês. E, além de flagrante violação das leis de conservação internacional, também estará violando a nova lei emitida pela Organização Marítima Internacional (IMO), que proíbe a utilização de combustível pesado abaixo do 60º paralelo sul.

O navio da Sea Shepherd de busca de longo alcance, o Bob Barker, está atualmente na Austrália, totalmente reformado e pronto para partir a qualquer momento para o Oceano Antártico. O carro-chefe, Steve Irwin, e o Brigitte Bardot estão a caminho do Atlântico Norte para defender as baleias-piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca. Ambos os navios, no entanto, serão capazes de retornar ao Oceano Antártico, em outubro, bem antes do início da temporada de caça às baleias.

A Sea Shepherd também está analisando o uso de um quarto navio, rápido, e forte no gelo, que estará pronto para enfrentar os baleeiros japoneses, e nenhum navio da Guarda Costeira japonês deveria decidir escoltar a frota de caça furtiva.

A introdução de um navio da Guarda Costeira japonesa irá criar alguns dilemas políticos interessantes para o Japão e a Austrália, e para os signatários do Tratado da Antártida, já que navios militares são proibidos na Zona de Tratado da Antártida.

O fundador e presidente da Sea Shepherd, o Capitão Paul Watson, está esperançoso de que a frota baleeira japonesa não voltará para o Oceano Austral em dezembro, mas, se o fizer, a Sea Shepherd estará pronta para obstrui-los novamente. “Estamos cautelosamente otimistas”, disse o Capitão Watson, “mas estamos fazendo os preparativos para retornar à Antártida – por via das dúvidas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário